Agricultores familiares de 59 municípios de Mato Grosso receberam 47,7 mil toneladas de calcário em 2023. A rocha, na sua versão em pó, é capaz de tornar o solo mais fértil e produtivo. Segundo o Governo do Estado, o investimento foi de R$ 7,2 milhões.
O secretário de Agronegócio de Juara, Raphael Semensato, afirmou que a medida impulsionou a produção de leite, frutas e hotaliças no município, que recebeu 1,4 mil toneladas de calcário.
O uso de calcário é uma técnica indispensável para atingir produtividade satisfatória, conforme o engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Fabrício Tomaz. Ele pontuou que o uso de calcário é uma técnica indispensável para atingir produtividade satisfatória. A prática da calagem diminui a acidez natural dos solos, fornece cálcio e magnésio e melhora a disponibilidade de vários outros nutrientes, que são vitais para o desenvolvimento das plantas.
“A calagem faz com que as plantas desenvolvam mais raízes, melhorando bastante a eficiência da absorção de água e nutrientes. Portanto, um solo bem corrigido potencializa a produtividade das culturas agrícolas e reduz os impactos negativos dos períodos de seca, deixando as plantas mais tolerantes”, explicou.
Clique aqui, entre em nosso Grupo do WhatsApp e receba notícias em tempo real.