Nesta quinta-feira (17), a Tenente-Coronel PM Cláudia, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar de Nova Mutum-MT, representou a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) em um importante evento nacional: o lançamento do livro “Inteligência Estratégica para a Segurança, o Desenvolvimento e a Defesa do Brasil”, realizado na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília-DF.
A oficial é uma das autoras da obra e contribuiu com o capítulo intitulado
“O emprego dos Cenários Prospectivos pela inteligência da PMMT como ferramenta estratégica no enfrentamento às organizações criminosas”.
O tema aborda práticas avançadas de análise e planejamento estratégico adotadas pela corporação, ressaltando o protagonismo da PMMT no uso da inteligência como ferramenta de enfrentamento ao crime organizado.
Durante a cerimônia, a Ten Cel Cláudia também foi responsável por representar toda a turma de autores da publicação no momento de agradecimento à Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, Comandante e Reitora da Escola Superior de Defesa, a quem entregou um exemplar oficial da obra como forma de reconhecimento e deferência institucional.
A participação da Tenente-Coronel reforça não apenas a qualidade técnica dos profissionais da PMMT, como também eleva o nome da corporação em âmbito nacional, demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento de soluções inteligentes para a segurança pública do país.
Cada vez mais complexo, onde o crime organizado exige respostas inovadoras, a aplicação da inteligência estratégica representa não apenas uma escolha técnica, mas uma necessidade urgente.
Ver uma oficial da ativa, com atuação destacada no comando de batalhão, também se posicionar como autora e pensadora em nível nacional, quebra paradigmas e mostra que segurança pública se faz com tática, sim — mas também com estudo, reflexão e planejamento. Que esse exemplo inspire mais profissionais a se aprofundarem nas soluções que farão do Brasil um país mais seguro e resiliente.